A Empresa Nacional de Diamantes (ENDIAMA E.P) está a realizar, a partir desta quarta-feira, 24, no auditório do Campus da Universidade Lueji A´Nkonde, no município do Mussungue, na Lunda Norte, um encontro com 18 sociedades mineiras que actuam em Angola, a fim de avaliar o grau de cumprimento das metas de produção de diamantes, aferir o estado actual da indústria, bem como traçar estratégias para fazer face à queda dos preços dos diamantes no mercado mundial.
O evento, que terá a duração de três dias, visa igualmente avaliar o estado actual dos projectos em prospecção e o plano de reestruturação das sociedades mineiras do Lunhinga e Yetwene.
Em causa, está a constante queda do preço dos diamantes no mercado mundial, o que tem afectado a indústria diamantífera, o que tem causado a reinvenção por parte dos produtores, principalmente devido ao aumento do consumo de diamantes sintéticos ou artificiais.
De acordo com o director das operações mineiras e participações, Miguel Vemba, que falava à margem do encontro de balanço semestral da produção de diamantes, o objectivo do evento é o de aferir, também, o grau de cumprimento das metas do Plano de Desenvolvimento Nacional e alinhar as melhores formas de optimizar a produção.
“Vamos de forma transparente buscar iniciativas para optimizar a produção, para que possamos garantir a sustentabilidade do subsector”, afirmou.