O rácio da dívida pública de Angola em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) está avaliado em cerca de 58 mil milhões de dólares, demonstrando uma redução contínua e positiva para assegurar a sustentabilidade das finanças públicas do país
Segundo o director da Unidade de Gestão da Dívida Pública, Dorivaldo Teixeira, até final do ano 2024, o valor da dívida angolana situava-se em cerca de 60 mil milhões de dólares, um valor que tem reduzido, nos últimos meses, para menos de 60% do PIB, fruto das medidas gizadas pelo Governo angolano. Em declarações à imprensa, à margem da 4ª Conferência Internacional sobre Financia- 11Mil milhões de dólares.
Representa o valor da dívida interna mento para o Desenvolvimento (FFD4), que decorre em Sevilha (Espanha), o responsável esclareceu que o actual valor inclui a dívida interna, que deve estar a rondar em pelo menos USD 11 mil milhões, e externa, que engloba a maior parte do total da dívida. Dorivaldo Teixeira, citado pela Angop, considerou a contínua tendência da redução da dívida como factor fundamental para atracção de novos investidores no país.
Recordou que, nos últimos três ou quatro anos, o Governo tem antecipado o pagamento da dívida e implementado um conjunto de medidas que vêm tentar reduzir o espaço fiscal que é consumido pela dívida. Por exemplo, continuou, as operações de refinanciamento da dívida, a recompra da dívida dos eurobonds, que se fez em 2022, bem como o esforço que está a ser feito no sentido de se consolidar o mercado de capitais em Angola constituem os elementos fundamentais que concorrem para a redução do referido passivo.
Leia mais em