O Governo da Província de Cabinda recebeu, hoje, o Projecto Integrado de Cabinda (PIC), uma iniciativa de desenvolvimento sustentável avaliada em mais de 4 milhões de dólares americanos, que já impacta positivamente a vida de mais de 80 mil pessoas na região.
O projecto, que teve início em 2022, é fruto de uma parceria estratégica entre a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), a Azule Energy e parceiros dos Blocos 15/06 (Sonangol E&P e Sinopec) e Cabinda Centro (Sonangol E&P e ExxonMobil). Implementado pelas ONGs VIS e World Vision, o PIC abrange diversas áreas cruciais para o progresso local.
As acções incluíram a construção de um moderno centro de formação profissional, a reabilitação e o apetrechamento de cinco escolas, a instalação e recuperação de seis sistemas de abastecimento de água, além de iniciativas de saúde nutricional e apoio ao microempreendedorismo e à agricultura.
A cerimônia de entrega foi marcada pela inauguração de duas infraestruturas: a escola primária do Tchizo, com 22 salas de aula, que visa ampliar o acesso à educação de qualidade para centenas de crianças e o Centro de Formação Profissional Dom Bosco. Este último, com capacidade para capacitar cerca de 500 alunos por ano lectivo. POR: Onésimo Lufuankenda