Capelongo é um dos nove novos municípios da província da Huíla, saídos da nova Divisão Política Administrativa. Os seus habitantes dedicam-se à pecuária e à agricultura, aproveitando o perímetro irrigado com mais de 40 quilómetros de cabala. Entretanto, algumas condições, como o estado de degradação das vias de acesso, têm contribuído para o desânimo dos produtores, que já ponderam abandonar a actividade
A batata-rena, a cebola, o alho, a ervilha e o repolho são os bens mais produzidos pelos camponeses do município de Capelongo, a 200 quilómetros da cidade do Lubango, capital da província.
No entanto, a falta de mercado, agravada pela precariedade da Estrada Nacional 280, constitui uma das principais preocupações dos agricultores.
Jacob Meneses, presidente da Cooperativa de Camponeses Comandante Cowboy e um dos maiores produtores de batata-rena no município de Capelongo, disse que a alta de estradas em condições faz com que os compradores não cheguem aos centros de produção, depreciando, desta forma, o preço do produto.
POR: João Katombela, na Huíla
Leia mais em