O Terminal Polivalente do Porto do Lobito, na província de Benguela, sob gestão da AGL Lobito Terminal, foi o local em que foi feita a operação de exportação do primeiro contentor de sal marinho orgânico, nesta terça-feira, 09, que teve como destino as Ilhas de São Tomé e Príncipe, representando um marco histórico no comércio externo a nível nacional.
Conduzida pela empresa Salinas Colombolo, do grupo Adérito Areias, a operação, de acordo com uma nota de imprensa a que tivemos acesso, representa um impulso significativo para a economia local e para a expansão das exportações angolanas.
O governador da província de Benguela, Manuel Nunes Júnior, que presenciou o acto, realçou a grande importância económica e simbólica deste marco, sublinhando que a província que lidera possui capacidade para afirmar-se nos mercados nacional e internacional com produtos de qualidade.
”Este acto simboliza a determinação, competência e visão estratégica de todos quantos tornaram este projecto possível”, afirmou.
De acordo com o governador, este acto reforça, ainda mais, a importância fundamental do Corredor do Lobito no comércio regional e internacional.
”O Corredor do Lobito é um meio à disposição que todos devemos saber aproveitar. Este momento reafirma o papel do Corredor e da província de Benguela, sendo um marco que ficará registado na nossa memória histórica”, sublinhou
Por sua vez, a directora comercial daquela infra-estrutura portuária, Jaciára Niyime, em representação da administração, reafirmou o compromisso da empresa em apoiar iniciativas que promovam o escoamento da produção nacional e reforcem a confiança dos mercados internacionais na capacidade logística do Porto do Lobito.
O sal marinho orgânico, produzido a partir da evaporação natural da água do mar sem aditivos químicos, é reconhecido como um produto natural, rico em minerais e muito procurado para usos culinários e industriais.
O acto contou, igualmente, com a presença da vice-governadora de Benguela, Cátia Francisca Cachuco, do administrador municipal do Lobito, Carlos Pacatolo, do empresário Adérito Areias, bem como de representantes de diversas instituições públicas e privadas.
Uma comitiva de funcionários da Empresa Portuária do Lobito, em Benguela, participou, entre os dias 08 e 09 de Dezembro,...
Ler maisDetails









