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Porto de Luanda vai proteger recursos marinhos com a construção de ETAR

Jornal Opais por Jornal Opais
23 de Novembro, 2023
Em Economia
Tempo de Leitura: 2 mins de leitura
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Um projecto para a construção de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) vai ser apresentado esta Sexta-feira, 24, na capital do país, com vista a garantir a sustentabilidade da protecção dos ecossistemas marinhos, uma iniciativa enquadrada nas boas práticas ambientais do Porto de Luanda

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Segundo a administração do Porto de Luanda, o projecto será lançado durante a 1.ª edição da Expo Economia Azul, a decorrer de 23 a 26 deste mês, na Baía de Luanda. De acordo com essa direcção, a iniciativa portuária reveste-se de grande importância para a economia e o desenvolvimento do país, tendo vários impactos no ecossistema marinho, oceanos e zonas costeiras.

De concreto, entre vários benefícios, a ETAR contribuirá para a protecção ambiental, redução da poluição da água do mar, prevenção de riscos à saúde pública, melhoria da qualidade da água e protecção dos recursos marinhos. Por outro lado, a direcção do Porto reconhece que as operações portuárias geram grande quantidade de resíduos sólidos, como embalagens e resíduos de carga, e materiais descartados. Perante esse cenário, o Porto de Luanda considera que a construção da ETAR permitirá, igualmente, a segregação, colecta, o tratamento e a organização adequada de resíduos, evitando a acumulação desordenada e a poluição.

Adicionalmente, a Estação de Tratamento de Águas Residuais vai optimizar a gestão de resíduos, reduzindo custos operacionais, como taxas de aterro sanitário e custos de transporte de resíduos para locais distantes.

As actividades do Porto de Luanda enquadram-se no segmento de transporte, logística, cadeia de suprimentos e armazenamento, sendo a maior plataforma logística de Angola e a principal porta de entrada e saída de mercadorias do país.

Actualmente, possui terminais de carga geral, polivalente, multiusos, de combustíveis, contentores, uma base de apoio à actividade petrolífera e um terminal de passageiros que garante a ligação marítima entre Luanda, Soyo e Cabinda.Criado há 78 anos, o Porto de Luanda é uma empresa pública, cujo modelo de operação dos seus terminais é feito por entes privados.

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