A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e o grupo de empreiteiros do Bloco 1/14, liderado pela Azule Energy, anunciaram, ontem, que foi descoberto um poço com possibilidades de gerar mais de um trilhão de pés cúbicos de gás, no poço de exploração offshore Gajajeira-01, localizado na bacia do Baixo Congo, em Angola.
De acordo com uma nota de imprensa a que tivemos acesso, no poço cujo início de perfuração deu-se a 1 de abril do ano corrente, numa profundidade de água de 95 metros e cerca de 60 quilómetros da costa, foram encontrados arenitos contendo gás e condensado com capacidade de até 100 milhões de barris, num dos alvos do oligoceno inferior, chamado LO100.
Segundo o documento, os resultados preliminares e as amostras de fluídos indicam vários reservatórios com e com boa mobilidade.
Para o presidente do conselho de administração da ANPG, Paulino Jerónimo, citado na nota, essas descoberta surge como um recurso importante no reforço d acesso aos recursos energéticos e de consumo doméstico, além da grande relevância no sector petrolífero e de produção de fertilizantes.