A implementação do plana-pecuária 2023 a 2025 cria-nos a perspetiva de um crescimento económico para o sector com um grande impacto na cadeia de valores, na organização, na melhoria das condições de trabalho dos criadores, nas infraestruturas de suporte, que se vai traduzir no aumento dos rebanhos, melhoria da genética, melhor ambiente de negócios e por consequência maior oferta de produção nacional com melhor qualidade e mais quantidade.
A perspetiva económica para 2023 no sector da pecuária são animadoras, aliás, começou a ser em 2020, concretamente no mês de junho, quando em Benguela sob proposta da cooperativa dos criadores de gado realizou-se o primeiro encontro nacional das cooperativas pecuárias, e que se deu início á organização da pecuária nacional privada em cooperativas, com a constituição de mais 15 cooperativas de criadores de gado de âmbito provincial. Este facto permitiu constituir 4 uniões regionais das Cooperativas Pecuárias, culminando com a constituição da primeira Federação Nacional das Cooperativas Pecuárias de Angola (FNACOOPA).
O movimento verde da pecuária hoje em Angola é uma realidade com a classe mais unida e com objetivos bem definidos. A exemplo disso temos a realização de mais eventos de pecuários em mais regiões do país, e não só em Benguela e na Huila. E a cada evento realizado senti- mos o aumento na diversidade, na qualidade tanto dos pecuaristas como do sector comercial de fármacos e insumos, industrias para o sector agropecuário com empresas nacionais e estrangeiras.
POR: PAULO FLORA