O Standard Bank Angola (SBA) e o Fundo de Garantia de Crédito (FGC) celebraram um protocolo para a disponibilização de uma linha de garantia de crédito de apoio às micro, pequenas e médias empresas (MPME) nos sectores primários, com um montante global de 18 mil milhões de kwanzas, no âmbito do ‘Diversifica mais’
Esta linha de crédito, disponível tanto em kwanzas como em dólares, tem como objectivo reforçar o apoio ao sector real da economia, fomentar e promover a produção nacional e alavancar o volume de negócios das entidades comerciais, com foco nas MPME de sectores como agricultura, pecuária, indústria transformadora, minas, turismo, telecomunicações, construção, transporte e logística.
Segundo o CEO da SBA, Luís Teles, a sua instituição financeira quer melhorar a vida das pessoas e ser mais que um banco. “Queremos ser uma instituição bancária que dá o exemplo. E dá o exemplo não apenas porque cumpre as regras, a lei e a regulamentação, mas também por ser o primeiro a criar e implementar iniciativas transformadoras e que fazem a diferença no nosso País.
Queremos ser um banco que partilha conhecimento e que dá o exemplo também na inovação”, disse. Agradecendo a confiança e o trabalho do Fundo de Garantia de Crédito, Luís Teles salientou que o Standard Bank está não só disponível para dar crédito ao sector privado, mas também ao sector público. “Apoiando o Estado, indirectamente também apoiamos o sector privado. Por isso, podem contar connosco.
O Standard Bank está vivo, forte, saudável, líquido, capitalizado e rentável, e vai continuar a crescer para poder ter um impacto positivo na economia angolana”, concluiu. O presidente do Conselho de Administração do FGC, Luzayadio Simba, apelou aos empreendedores e aos líderes empresariais para “tirarem o máximo proveito deste acordo, no âmbito do programa ‘Diversifica Mais’, que tem como objectivo massificar a empregabilidade, estimular a economia nacional e fomentar o seu crescimento”.
“O nosso Fundo está hoje mais robusto, e tem uma maior capacidade técnica para responder àquilo que são os desafios do ecossistema financeiro. Por isso, estamos sempre aqui disponíveis”, garantiu Luzayadio Simba.O ‘Diversifica Mais’ é um programa do Banco Mundial em parceria com o Governo de Angola.









