A Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) aponta que o canal Multicaixa Express consolidou-se como a principal plataforma de pagamento digital no país, em 2025, responsável por cerca de 62% de todas as operações da rede Multicaixa
Ao longo do ano, a aplicação processou mais de 2,1 mil milhões de transacções, movimentando 19,7 mil milhões de kwanzas, o que evidencia a migração massiva dos utilizadores para soluções digitais. Em 2025, ficou igualmente marcado pela forte adesão às novas soluções de pagamento, desenhadas para simplificar o quotidiano dos cidadãos.
O instrumento de transferências instantâneas KWiK registou o seu melhor desempenho de sempre, com um crescimento superior a 1.000% no número de operações, totalizando cerca de 35 milhões de transferências. Em termos financeiros, o sistema movimentou aproximadamente 600 milhões de kwanzas, um aumento de 725% face ao ano anterior.
Já os pagamentos por Código QR ultrapassaram a barreira das 53 milhões de transacções, afirmando-se como uma alternativa moderna, simples e segura, especialmente no comércio retalhista, contribuindo para a redução do uso de numerário.









