O Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), por via dos seus projectos de auxílio ao empreendedor, facilitou o acesso ao financiamento a 935 micro e pequenas empresas nos primeiros quatro meses de 2025, correspondendo a 14 mil milhões de kwanzas
Os dados foram avançados nesta quinta-feira, em Luanda, pelo presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), Bráulio Augusto, na sequência da assinatura do acordo de cooperação entre esta estrutura e o Instituto Angolano da Juventude.
Em declarações à imprensa, Bráulio Augusto disse que as empresas beneficiárias operam em segmentos como a agricultura, comércio, restauração, tecnologias da informação, educação, transporte e pescas. “Estes números vão aumentando. Refiro-me a segmentos mais específicos, pequenas e médias empresas, que têm capacidade de recorrer à banca e solicitar o investimento”, clarificou.
Segundo o responsável, o instituto está em contacto com instituições de micro-crédito, cuja intenção é buscar soluções específicas para apoiar pequenas iniciativas de empreendimentos que não exijam altos custos financeiros. “Queremos agora reforçar com as sociedades de micro-crédito a criação de projectos mais específicos. Por vezes, os jovens precisam apenas de pequenos valores, entre 50 mil kwanzas a 500 mil kwanzas, mas é-lhes exigido um ritual de ir à banca procurar um valor que não justifica o esforço”, referiu.
Leia mais em