A presidente do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), Felisbela Francisco, revelou, em Benguela, que o grau de incumprimento nos reembolsos de crédito anda entre 21 e 25 por cento, num total de 5 mil 900 projectos financiados. Contas feitas por este jornal apontam para mais de mil o número de devedores, que, doravante, passam a ser seguidos pelo Departamento de Recuperação de Crédito, criado propositadamente. A instituição tem uma carteira de crédito avaliada em mais de 54 mil milhões de kwanzas
A responsável associa o incumprimento no pagamento pontual de crédito às limitações de boa parte dos agricultores. Porém, apesar disso, ela apela que se devolvam os créditos, de modo a permitir que a sua instituição conceda a outros produtores. “Alguns pagam, outros, por alguma situação, às vezes, não conseguem fazer o reembolso dos seus financiamentos a tempo”, sublinha.
A presidente do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), Felisbela Francisco, revelou, em Benguela, que o grau de incumprimento nos reembolsos de crédito anda entre 21 e 25 por cento, num total de 5 mil 900 projectos. Contas feitas por este jornal apontam para mais de mil o número de devedores, que, em virtude disso, passam a ser seguidos pelo Departamento de Recuperação de Crédito, criado propositadamente.
A instituição tem uma carteira de crédito avaliada em mais de 54 mil milhões de kwanzas. Com a abertura de agências regionais, Felisbela Francisco assegura o acompanhamento para a reestruturação dos financiamentos em incumprimento. Para além de que, conforme disse a número “um” do FADA, o Departamento de Recuperação de Crédito deverá entrar em acção.
POR: Constantino Eduardo, em Benguela
Leia mais em









