O presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, afirmou que em termos de movimentação de cargas, durante os primeiros seis meses do ano em curso, a instituição mobilizou 10 mil 735 toneladas de cargas diversas, registando um aumento de 850 em relação ao período homólogo de 2024, anunciou esta segunda-feira a ANGOP.
Estas cargas, na sua maioria provenientes da República Democrática do Congo, de acordo com o PCA, foram transportadas por 198 navios que atracavam naquele porto. Porém, o responsável frisou que o porto ainda dispõe de capacidade para o aumento da carga, sendo que ainda não foi explorada nem a metade da sua capacidade.
“Em termos de operacionalidade técnica, o Porto do Lobito ainda não está a ser explorado nem sequer a 30 por cento, por isso tem a capacidade para o aumento de carga”, afirmou.
Entretanto, Celso Rosas destacou a relevância da entrada dos consórcios Africa Global Logistic e o Lobito Atlantic Railway, para explorar os terminais polivalente e mineraleiro, respectivamente, veio dar outra dinâmica à empresa.