A produção de diamantes, na mina de Luele, terá impulsionado o crescimento da venda de diamantes, durante o ano de 2025, em que Angola vendeu aproximadamente 17,7 milhões de quilates, alcançando receitas na ordem de 1,8 mil milhões
A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes (SODIAM) reportou que, em 2025, o país arrecadou 1,8 mil milhões de dólares com a venda de diamantes, tendo comercializado cerca de 17,7 milhões de quilates. Face a 2024, o país registou um aumento de 70,2% no volume vendido e de 21,1% no valor arrecadado.
De acordo com a SODIAM, estes resultados demonstram a adaptação da estratégia comercial de Angola às transformações do mercado internacional de diamantes naturais, num contexto global adverso, apesar da queda de 28,9% no preço médio por quilate.
Entretanto, a comercializadora destaca que o desempenho dos diamantes, verificado no ano passado, foi impulsionado sobretudo pelo crescimento da produção da mina do Luele e por uma gestão de vendas mais eficiente. Esta venda aconteceu, segundo a SODIAM, devido à decisão estratégica de não constituição de stocks, ao contrário do que sucedeu em 2024.
Leia mais em









