O 1.º Fórum Ambiental sobre Financiamento Sustentável e Transição Carbónica realiza-se no dia 9 de Outubro do corrente ano numa das unidades hoteleiras de Luanda.
De acordo com uma nota de imprensa a que OPAÍS teve acesso, o encontro vai juntar decisores nacionais e especialistas internacionais em sustentabilidade, banca e descarbonização da economia.
A nota sublinha ainda que a actividade será presencial e vai oferecer um espaço de debate sobre mecanismos de financiamento verde e estratégias de mitigação das emissões de carbono.
No certame, sublinha o documento, aguarda-se o auditor do Banco Caixa Económica Federal do Brasil.
Entre os oradores internacionais destacam-se Alexandre Pacheco, mestre em Economia e Gestão do Ambiente pela Universidade do Porto e auditor do Banco Caixa Económica Federal (Brasil), que abordará o papel das instituições bancárias na redução de carbono e na adopção de práticas sustentáveis, Marcos Pinheiro, consultor de ESG e cofundador da Rede Articulada e Integrada de Sustentabilidade (Brasil), que apresentará uma palestra sobre “Financiamento Sustentável: Como Apoiar a Descarbonização”.
A programação inclui também mesas-redondas sobre como o financiamento sustentável pode transformar sectores produtivos, fomentar inovações verdes e regenerar o ambiente. Haverá também espaço para apresentar necessidades de financiamento e projectos de transição carbónica, abrindo oportunidades de negócios e parcerias estratégicas.
“A realização deste evento em Luanda confirma a crescente importância da agenda verde na política económica angolana, que procura alinhar-se com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e captar capital internacional para acelerar a diversificação da economia”, lê-se na nota.