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Itália aprova USD 320 milhões para investir no Corredor do Lobito

A Itália aprovou, na última semana, a disponibilização de até 320 milhões de dólares (1 USD vale 852 kwanzas) para investir na construção de infra-estruturas ferroviárias no Corredor do Lobito, com vista à promoção do desenvolvimento sustentável de projectos a serem executados ao longo desta linha férrea

Jornal Opais por Jornal Opais
19 de Junho, 2024
Em Economia
Tempo de Leitura: 3 mins de leitura
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O país europeu decidiu juntar-se aos esforços dos Estados Unidos da América (EUA) e da União Europeia (UE), para promover o desenvolvimento sustentável nesse corredor, que liga Angola, Zâmbia, República Democrática do Congo (RDC) e outros países da África Austral, segundo uma nota de imprensa tornada pública ontem.

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O documento avança que a aprovação do referido investimento resulta de uma decisão saída da reunião de líderes do Grupo de sete países mais industrializados do mundo, denominado G7, e do sector privado desta organização, ocorrida no dia 13 deste mês.

Citado na nota, a presidente do Conselho de Ministros da Itália e do G7, Giorgia Meloni, que anunciou a disponibilização do respectivo investimento, disse que o valor aprovado será investido na construção de uma nova secção ferroviária de 800 quilómetros.

Conforme a nota, citada pela Angop, os EUA também se comprometeram a outro financiamento, no valor de 250 milhões dólares, para a modernização tecnológica e logística do corredor, incluindo sistemas avançados de gestão de transporte e segurança.

O objectivo desse investimento é garantir que a linha férrea seja eficiente, segura e tecnologicamente avançada, lê-se na nota.

Na mesma senda, o Reino Unido também anunciou um compromisso adicional de mais de 50 milhões de dólares para apoiar projectos de infra-estrutura de energia limpa e transmissão, além de levantamentos geológicos ao longo do Corredor do Lobito.

O documento refere que estes levantamentos são essenciais para identificar e utilizar de forma eficaz os recursos naturais presentes na região, promovendo um desenvolvimento sustentável em África.

Na ocasião, o G7 considerou o Corredor do Lobito como um projecto ambicioso e visto como um catalisador para o desenvolvimento económico, facilitando o transporte de mercadorias e promovendo a conectividade entre os mercados regionais e globais.

Fazem parte dos sete países mais industrializados do mundo a Alemanha, Canadá, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão e Reino Unido.

Corredor do Lobito atrai investimentos

O Corredor do Lobito, que vai facilitar a circulação de pessoas e mercadorias entre os países da África Austral, contempla quatro eixos estratégicos para investimento: infra-estrutura eléctrica, melhoria da rede de telefonia móvel, expansão da conexão em 5G e a construção de 180 pontes em Angola, para além da melhoria dos caminhos-de-ferro locais.

Com isso, espera-se que o Corredor do Lobito também simplifique, significativamente, o movimento de mercadorias entre a Zâmbia e os mercados globais, via Oceano Atlântico, reduzindo custos e tempo de trânsito.

A infra-estrutura melhorada atrairá investimentos em logística, mineração, agricultura e sectores correlatos, criando empregos e impulsionando as economias locais.

Factor de promoção da integração regional

O projecto promove a cooperação regional e a integração económica entre Angola, RDC e Zâmbia, fomentando a estabilidade e o crescimento económico.

Além disso, há um forte enfoque em práticas sustentáveis e no uso de energia limpa para minimizar o impacto ambiental, alinhando-se aos objectivos globais de desenvolvimento sustentável.

O Corredor do Lobito está posicionado para se tornar uma “artéria vital” para o comércio e o crescimento económico na África Austral.

Com o contínuo apoio de parceiros internacionais e com foco em práticas sustentáveis, o futuro do corredor promissor, com previsões de inauguração da nova secção ferroviária para o final de 2025.

Essa actualização reafirma o compromisso de Angola e dos seus parceiros em transformar o Corredor do Lobito numa infra-estrutura de classe mundial, capaz de impulsionar o desenvolvimento económico e melhorar a qualidade de vida das populações na região.

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