O Instituto Nacional de Estatística (INE) anunciou na sua página oficial a divulgação dos resultados do Recenseamento Geral da População e Habitação, realizado em 2024, que serão conhecidos definitivamente na próxima Quinta-feira, 20 de Novembro
A recolha massiva de dados do censo 2024 decorreu de 19 de Setembro a 19 de Novembro do ano passado, após dias de prorrogação.
Os resultados preliminares do Recenseamento Geral da População e Habitação de 2024 seriam divulgados na primeira quinzena de Maio passado, depois de realizado um inquérito pós-censitário, visando calibrar a consistência da informação recolhida.
Com efeito, em Fevereiro do corrente ano, o porta-voz do INE, Hernani Pena Luís, explicou que o inquérito pós-censitário era uma operação micro, seguindo um normativo das Nações Unidas, e com envolvimento de algumas localidades municipais e comunais.
O Censo 2024 decorreu sob o lema “Juntos contamos por Angola”. O processo envolveu 79 mil 423 agentes de campo, sendo 67 mil 131 recenseadores e 12 mil 92 supervisores, em todo o território nacional.
O processo envolveu mais de 700 viaturas, para além de um número considerável de meios técnicos e informáticos. O primeiro censo realizado em Angola, depois da Independência Nacional, ocorreu de 16 a 31 de Maio de 2014, tendo apurado a existência de 25 milhões 789 mil e 24 habitantes no país.
O INE tem ainda pendentes algumas obrigações com as empresas que prestaram serviço ao Estado, no quadro do Censo 2024.









