O director-geral do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), Felismino da Costa, afirmou que a instituição pondera envolver nove mil 450 jovens das 21 províncias de Angola em actividades ligadas ao agro-negócio, para responder à demanda da campanha agrícola 2025/2026 que está a ser implementada em todo o país.
De acordo com o responsável, que falava à imprensa à margem da Iª feira do produtor, que decorre hoje, no município do Cachiungo, província do Huambo, este projecto será implementado em parceria com os governos provinciais, a quem lhes será incumbida a missão de selecionar 450 jovens, cada, e, ao mesmo tempo, identificar terrenos para o estímulo da produção agrícola.
O foco, segundo Felismino Costa, é tratar do rejuvenescimento do sistema agrícola angolano, para o desenvolvimento sustentável e o combate à pobreza nas comunidades, assim como a abertura de outras oportunidades de emprego.
Ao IDA, cabe as responsabilidades de garantir a formação técnico-profissional para as boas práticas agrícolas, preparação de terras, apoios de sementeiras e segmentos agronómicos dos jovens.