Uma delegação de peritos da Guarda Costeira dos Estados Unidos da América, chefiada por Dean Edward Horton, do departamento de segurança interna, esteve esta terça-feira,27, no Porto do Lobito para avaliar o progresso na implementação das recomendações de segurança.
A visita culminou com o reconhecimento formal dos esforços e da excelência do porto angolano em matéria de segurança.
A comitiva americana, que incluía Henry G. Dunphy e Martin Donohue, ambos oficiais de ligação de segurança portuária internacional, foi recebida pell presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito,Celso Rosas, que esteve acompanhado por administradores e directores da instituição.
Na ocasião, Celso Rosas realçou que esta visita de consultoria reflete o reconhecimento, por parte do Governo angolano, da competência e experiência da Guarda Costeira dos EUA na segurança de infra-estruturas portuárias a nível global.
Celso Rosas sublinhou o objectivo de consolidar o Porto do Lobito como um porto seguro, garantindo que todas as operações decorram num ambiente de total segurança, tanto para Angola como para os Estados Unidos da América.
Para o efeito, garantiu que todas as recomendações relativas à segurança das infra-estruturas, das pessoas e das operações estão a ser rigorosamente cumpridas.
Adicionalmente, Celso Rosas frisou que, como membro do Pacto Global das Nações Unidas, o Porto do Lobito adopta uma gestão aberta e participativa, visando afirmar-se como um porto acessível e relevante no cenário global.
Por seu turno, Dean Edward Horton reconheceu a importância estratégica do Porto do Lobito para os Estados Unidos da América, justificando a presença da delegação.
“Viemos constatar, a exemplo da equipa que já cá esteve e deixou recomendações, o grau de cumprimento das mesmas, pois o oceano, nesta geografia, é a rota que conecta Angola e os EUA”, explicou.
No final da visita, os especialistas da Guarda Costeira dos EUA manifestaram a sua satisfação com os padrões de segurança observados.
“Estamos felizes e queremos partilhar convosco a nossa satisfação, pois reconhecemos o esforço da gestão do Porto do Lobito em mantê-lo seguro”, declararam.
Os peritos destacaram a diversidade dos equipamentos utilizados e o elevado nível de profissionalismo na área de segurança portuária, considerando-os eficazes e dignos de reconhecimento.
Adicionalmente, os peritos da Guarda Costeira americana asseguraram que regressarão nos próximos três anos não para inspeções, mas para celebrar o sucesso alcançado.
Sublinharam que o porto é seguro e que os terminais dispõem de equipamentos e condições que a Guarda Costeira americana — e outras instituições internacionais — gostariam de encontrar em qualquer parte do mundo.