A Alphabet, detentora do Google, reportou um aumento de 33% no seu lucro líquido para os USD 34,9 mil milhões (30 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual), no terceiro trimestre, e um crescimento das receitas globais de 16%, para os USD 102,3 mil milhões (88 mil milhões de euros)
Este é o primeiro trimestre em que a organização quebra a barreira dos USD 100 mil milhões (86 mil milhões de euros). O lucro operacional subiu 9%, para os USD 31,2 mil milhões (26,8 mil milhões de euros), no terceiro trimestre, e a margem operacional ficou-se pelos 31%, face aos 32% do período homólogo.
“Excluindo a despesa de USD 3,5 mil milhões (3 mil milhões de euros) relacionada com a coima da Comissão Europeia (CE), o lucro operacional aumentou 22% e a margem operacional foi de 33,9%, beneficiando do forte crescimento das receitas e da contínua eficiência na base de despesas”, explica a empresa dirigida por Sundar Pichai.
A organização refere, no que diz respeito às receitas, que “o Google Search, os anúncios do YouTube, as subscrições, plataformas e dispositivos do Google e o Google Cloud apresentaram um crescimento de dois dígitos no terceiro trimestre”.
As receitas geradas pelo Google Services cresceram 14%, para os USD 87,1 mil milhões (74,9 mil milhões de euros), “reflectindo o forte desempenho do Google Search, das subscrições, plataformas e dispositivos da Google e dos anúncios do YouTube”, refere a empresa.
Já as receitas do Google Cloud apresentaram um crescimento de 34% para os USD 15,2 mil milhões (13 mil milhões de euros), “impulsionadas pelo crescimento do Google Cloud Platform (GCP) em produtos core, infraestrutura de inteligência artificial e soluções de inteligência artificial generativa”, explica a organização.
A Alphabet confirmou ainda que devido ao “crescimento do negócio” e à “procura dos clientes da Cloud” os investimentos em 2025 devem situarse entre os USD 91 mil milhões (78,3 mil milhões de euros) e os USD 93 mil milhões (80 mil milhões de euros). “Tivemos um trimestre excelente, com um crescimento de dois dígitos em todas as principais áreas do nosso negócio.
Alcançámos o nosso primeiro trimestre com um volume de negócios de USD 100 mil milhões (86 mil milhões de euros)”, referiu o CEO da Alphabet e da Google, Sundar Pichai.
 
			 
					




 
							



