Desde que foi fundado em 2012, o Fundo de Garantia de Crédito (FGC) emitiu, em menos tempo, o maior número de garantias, impulsionado pela criação da linha de Apoio às Sociedades de microcrédito (lASMC)
Até à presente data foram emitidas cerca de 19 mil e 803 garantias, mas os números podem ainda crescer, uma vez que o FGC prevê novas concessões de garantias pelo menos no final deste ano. Em finais de 2022, quando aconteceu a troca de direcção, o FGC emitiu apenas 752 garantias, tendo crescido para mais de 19 mil em menos de cinco anos de trabalho.
O presidente do Conselho de Administração (PCA) do Fundo de Garantia de Crédito, Luzayadio Simba, em declarações ao OPAÍS, disse que as mais de 19 mil garantias emitidas, até o momento, representam um avanço enorme para a instituição, comparativamente aos anos anteriores.
Luzayadio Simba destacou que o crescimento de emissões de garantias permitiu ao FGC impactar a vida de muitas famílias angolanas, gerar emprego e bem-estar para muitas pessoas. Sem avançar números finan-ceiros, descreveu o balanço da instituição para este ano como sendo positivo. No que toca à inclusão financeira, o PCA do FGC sublinhou que a instituição que dirige, há quase cinco anos, desempenha um grande papel para o aumento da literacia financeira.









