OPaís
Ouça Rádio+
Sáb, 20 Dez 2025
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Funcionamento do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto impõe desafios e tarifas ajustadas aos táxis colectivos

A operação de táxis colectivos para o novo Aeroporto Internacional Doutor António Agostinho Neto (AIAAN), situado em Icolo e Bengo, trouxe consigo desafios logísticos e ajustes tarifários

Jornal Opais por Jornal Opais
22 de Novembro, 2024
Em Economia

O presidente da Associação dos Taxistas, Francisco Paciente, defende um período de transição e organização para atender à nova realidade sem prejudicar os passageiros.

Poderão também interessar-lhe...

Angola gasta mais de 112 milhões de dólares de Janeiro a Novembro com importação de milho

BNA regista mais de 40 biliões de kwanzas movimentados na rede multicaixa de Janeiro a Novembro

Porto do Lobito apresenta Fundo de Pensões e consolida política de protecção social dos trabalhadores

A entrada em funcionamento do novo Aeroporto Internacional de Luanda, em Icolo e Bengo, está a alterar a dinâmica dos serviços de táxis colectivos, popularmente conhecidos como “azuis e branco”.

Francisco Paciente reconhece os desafios impostos pela distância e pela falta de estrutura adequada, mas acredita que uma transição gradual pode minimizar os impactos para passageiros e profissionais do sector.

“Propusemos ao Gabinete Provincial de Transportes que, durante um período de seis meses a um ano, os taxistas continuem a tratar das suas licenças e políticas de transporte em Luanda, enquanto se organiza a operação em Icolo e Bengo. Esse processo precisa ser feito de forma gradual para garantir que todos se adaptem à nova realidade”, afirmou. Actualmente, a tarifa padrão dos táxis colectivos é de 200 kwanzas para percursos de até 16 km.

No entanto, para trajectos maiores, como os que conectam o aeroporto ao centro de Luanda, o valor pode ser ajustado. “Nos casos em que a distância ultrapassa 16 km, cobramos 200 kwanzas adicionais, sempre respeitando a legislação em vigor e sem prejudicar os passageiros”, explicou Paciente.

O presidente também lamentou a ausência de uma praça de táxis oficial no novo aeroporto, o que dificulta a organização das rotas e o atendimento aos passageiros. “Estamos à espera que a administração pública indique espaços específicos para as paragens de táxis.

Quando isso ocorrer, será possível estabelecer rotas para zonas como Primeiro de Maio, Cacuaco e outras localidades de forma mais clara e estruturada”, detalhou.

Actualmente, os passageiros que utilizam o transporte colectivo para o aeroporto precisam realizar um transbordo. “As pessoas apanham táxis de Viana até ao quilómetro 30, e daí seguem em táxis locais até ao aeroporto. É uma solução provisória, mas que precisa ser melhorada com urgência”, destacou Paciente.

Papel cumprido Apesar das limitações, o presidente garantiu que os taxistas têm cumprido o seu papel, assegurando o transporte de passageiros com o máximo de eficiência possível.

Ele reiterou que a associação está comprometida em acompanhar as mudanças e ajustar as operações conforme as necessidades e os espaços designados pelas autoridades competentes.

Impactos económicos e logísticos nos transportes

O economista Marlino Sambongue apontou que a inauguração do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto representa um marco estratégico para o sistema de transporte intermodal em Angola.

“A localização em Icolo e Bengo possibilita um modelo eficiente de conectividade entre diferentes meios de transporte, como comboios, autocarros e táxis”, referenciou.

Com um hub de transporte bem planeado, onde a troca de modal seja simples e coordenada, podemos oferecer mais conforto aos passageiros e, ao mesmo tempo, dinamizar os serviços de transporte público e privado”, afirmou. Sambongue enfatizou que este dinamismo pode ser maximizado com a criação de um sistema de bilhética integrado.

“Um único bilhete que permita ao passageiro transitar entre diferentes modais, aliado à sincronização dos horários dos voos com os transportes terrestres, reduzirá o tempo de espera e tornará o processo mais conveniente”, aconselhou. Além disso, investir numa plataforma digital ou aplicativo móvel com informações em tempo real sobre horários e disponibilidade de assentos pode melhorar significativamente a experiência do usuário”, recomendou.

O economista também destacou a importância de investimentos em infra-estrutura e serviços complementares. “Melhorias nas linhas ferroviárias, aumento da frequência dos autocarros e criação de rotas dedicadas ao aeroporto são cruciais para atender à demanda crescente”.

Além disso, a construção de pontos de apoio, como estações de serviço e áreas de estacionamento, com facilidades para bagagem e conexão Wi-Fi, abrirão oportunidades para novos negócios e geração de emprego”, analisou.

Para Sambongue, campanhas de sensibilização sobre os benefícios do transporte público também são indispensáveis, especialmente para combater problemas como vandalismo. “Precisamos aumentar a percepção pública sobre a segurança e conveniência do transporte colectivo.

Incentivos tarifários e sistemas de controlo em tempo real também são soluções para ajustar a oferta e garantir a qualidade do serviço prestado”, concluiu. Por sua vez, o economista Janísio Salomão sublinhou o impacto do novo aeroporto na dinamização do sector de transportes.

“O aumento do fluxo de passageiros demandará a expansão das operações das empresas de transporte, tanto público quanto privado, como o Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL) e os serviços de táxi e autocarros. Isso criará uma cadeia positiva de geração de empregos e oportunidades de pequenos negócios para atender às novas necessidades logísticas”, explicou. Salomão destacou ainda que a conectividade aprimorada poderá beneficiar directamente o comércio local e os serviços turísticos.

“Com o crescimento do tráfego de passageiros, haverá um aumento da procura por hotéis, agências de viagens e serviços de apoio ao turismo. Pequenos empreendedores terão a oportunidade de fornecer produtos e serviços para os passageiros, dinamizando a economia local”, afirmou.

Impacto das receitas nas empresas de transportes e nas finanças públicas

O economista Eduardo Manuel acrescentou que o novo aeroporto pode gerar um impacto profundo nas receitas das empresas de transporte e nas finanças públicas.

“A maior solicitação de serviços de transporte público e privado vai aumentar as receitas dessas empresas, ao mesmo tempo em que eleva a arrecadação fiscal.

Além disso, o movimento de passageiros poderá impulsionar outros sectores, como hotelaria, comércio e serviços relacionados, beneficiando toda a cadeia económica”, argumentou. Manuel destacou a necessidade de as empresas se adaptarem às novas exigências do mercado.

“O aumento do fluxo de passageiros tornará o sector mais competitivo, forçando as empresas a melhorarem a qualidade dos serviços e a adoptarem preços acessíveis para atrair clientes.

A diversificação dos serviços, como passeios turísticos e acordos de cooperação com hotéis, pode abrir novos nichos de mercado e fortalecer o sector”, explicou. Ressaltou também o potencial para atrair investimentos adicionais.

“A maior movimentação de passageiros pode atrair empresas de serviços financeiros, como emissores de cartões de crédito, e incentivar melhorias na infra-estrutura de transporte, tanto em Luanda quanto em províncias vizinhas.

A exigência crescente por qualidade e inovação trará dinamismo ao sector”, afirmou. Por fim, Manuel recomendou que os investimentos sejam acompanhados de políticas claras para garantir que a competitividade seja equilibrada e os benefícios sejam partilhados.

“Este é um momento chave para alinhar esforços públicos e privados, assegurando que o novo aeroporto se torne um motor de crescimento económico, ao mesmo tempo que melhore a mobilidade e a experiência dos passageiros”, finalizou.

 

Por: Francisca Parente

Jornal Opais

Jornal Opais

Recomendado Para Si

Angola gasta mais de 112 milhões de dólares de Janeiro a Novembro com importação de milho

por Jornal OPaís
19 de Dezembro, 2025

O Estado angolano gastou, nos primeiros 11 meses de 2025, cerca de 112,2 milhões de dólares com a importação de...

Ler maisDetails

BNA regista mais de 40 biliões de kwanzas movimentados na rede multicaixa de Janeiro a Novembro

por Jornal OPaís
19 de Dezembro, 2025

A directora do Sistema de Pagamentos do Banco Nacional de Angola, Cristina Caniço, informou, nesta quinta-feira, que a instituição anotou...

Ler maisDetails

Porto do Lobito apresenta Fundo de Pensões e consolida política de protecção social dos trabalhadores

por Jornal OPaís
19 de Dezembro, 2025

A Empresa Portuária do Lobito, E.P. (EPL) verificou, nesta quarta-feira, a apresentação oficial do Fundo de Pensões dos seus trabalhadores....

Ler maisDetails

ENDE poupa 300 mil milhões de kwanzas com instalação de contadores pré-pagos

por Jose Zangui
18 de Dezembro, 2025

Cerca de 3 mil clientes da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) já estão no sistema pré-pago, o que...

Ler maisDetails

Incêndio destrói 21 autocarros da TCUL no Cazenga

19 de Dezembro, 2025

PR decreta luto nacional pela morte de Fernando da Piedade Dias dos Santos

19 de Dezembro, 2025

Governador do Moxico convoca IIª Sessão Ordinária do Conselho Provincial

19 de Dezembro, 2025

Chuvas matam mais de 50 pessoas em cinco meses no Huambo

19 de Dezembro, 2025
OPais-logo-empty-white

Para Sí

  • Medianova
  • Rádiomais
  • OPaís
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos

Radiomais Luanda

99.1 FM Emissão online

Radiomais Benguela

96.3 FM Emissão online

Radiomais Luanda

89.9 FM Emissão online

Direitos Reservados Socijornal© 2025

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.