Teve início esta segunda-feira (9), em Luanda, o Fórum de CEOs das Instituições Financeiras de Desenvolvimento (DFIs) da SADC 2026, sob o lema “O Desbloqueio do Futuro de África: O Papel das Instituições Financeiras de Desenvolvimento para a Integração Regional e o Crescimento Sustentável”, com a realização das primeiras reuniões técnicas e institucionais da Rede de Instituições Financeiras de Desenvolvimento da África Austral.
O arranque dos trabalhos decorreu no Hotel de Convenções de Talatona e na sede do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) enquanto anfitrião, em articulação com a SADC-DFRC, marcando o início formal de uma semana dedicada ao reforço da cooperação regional no financiamento ao desenvolvimento.
O primeiro dia foi dedicado a sessões de natureza técnica e de governação interna da Rede, incluindo reuniões da Comissão de Finanças e Investimentos, do Comité de Auditoria e Risco e do Comité de Nomeações e Remunerações, bem como à Revisão do Desenvolvimento de Capacidades, realizada no âmbito das reuniões semestrais do SADC-DFRC.
Estas sessões permitiram aos representantes das DFIs dos países membros avaliar o progresso institucional da Rede, alinhar prioridades técnicas e reforçar os mecanismos de coordenação, capacitação e partilha de boas práticas, num quadro de cooperação regional estruturada.
O início do Fórum em Luanda reafirma o papel de Angola como anfitriã credível de encontros regionais de alto nível e sublinha a importância do diálogo técnico e institucional como base para decisões estratégicas no domínio do financiamento ao desenvolvimento.
O Fórum de CEOs das Instituições Financeiras de Desenvolvimento da SADC 2026 prossegue nos próximos dias com reuniões reservadas aos Chefes Executivos das DFIs e culmina a 12 de Fevereiro, com a Conferência Principal, dedicada ao debate sobre o papel das DFIs na integração regional e no crescimento económico sustentável da África Austral.
Sobre o Fórum
O SADC DFI CEOs Network Fórum reúne líderes de cerca de 41 Instituições Financeiras de Desenvolvimento de 15 países membros da SADC, constituindo uma plataforma regional de concertação técnica, institucional e estratégica no domínio do financiamento ao desenvolvimento.









