O Presidente da República, João Lourenço, autorizou a transferência da titularidade da Unidade de Produção Comandante Bula (Ex-SATEC), localizada na província do Cuanza-Norte, para o Fundo Soberano de Angola (FSA)
Segundo o Despacho Presidencial n.º 200/25, o qual OPAÍS teve acesso, a cedência da fábrica têxtil para o FSA é justificada com a cessação do Direito de Exploração de Gestão da Unidade de Produção com a anterior gestora.
A SATEC integra o quadro de projectos que o Executivo tem vindo a dinamizar para a industrialização do país na área têxtil. Espera-se que esta fábrica venha a ser rentável económica e financeiramente, de modo a aumentar a oferta de bens essenciais de consumo.
O Despacho Presidencial constitui título bastante para a prática de todos os actos notariais subse- quentes à efectivação da transparência da propriedade do activo. No mês passado, o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) rescindiu o contrato de gestão da fábrica têxtil Comandante Bula (ex-Satec), com a empresa privada angolana Carrinho, proprietária da Textaf.