Empresas de venda de telefones que operaram no mercado nacional apresentam, nos últimos tempos, soluções para inclusão digital e financeira, a preço de quase todos os bolsos, mas, ainda assim, o Executivo pede colaboração para ultrapassar a taxa de exclusão de 51%
A pretensão do executivo é reiterada, defendendo a inclusão financeira dos mais de 51% que ainda se encontram fora. As autoridades angolanas revelaram preocupação com o baixo índice de inclusão financeira e, para incluir mais pessoas, foi criada a Estra- tégia Nacional de Inclusão Financeira de Angola 2025 – 2027 (ENIF).
Entre os 51% da população que não estão financeiramente incluídos, o nível de literacia financeira é baixo e a oferta de serviços financeiros está concentrada em Luanda. Segundo a ENIF, apenas 25% da população possui um bom nível de literacia financeira.
Os baixos níveis de inclusão financeira são também agravados por diversos condicionalismos estruturais, como os baixos níveis de formalidade económica, a falta de acesso a infra-estruturas básicas (eletricidade, telecomunicações, água) e elevados níveis de pobreza.
POR: José Zangui