O secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Ângelo Buta João, reafirmou ontem, quarta-feira, em Luanda, que o fortalecimento do ecossistema nacional dos Data Centers (centrais de dados) é essencial para transformar Angola numa referência regional no sector das telecomunicações
O responsável discursava na abertura de um workshop promovido pelo Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI) sobre o ecossistema dos Data Centers.
Angelo João salientou que estes últimos são fundamentais para a transformação digital e a soberania tecnológica de qualquer país que pretende avançar com maior robustez nos domínios da cibersegurança, protecção de dados e integridade dos sistemas digitais que sustentam a economia.
Acrescentou que o Executivo tem demonstrado compromisso com a diversificação da economia, definindo metas ambiciosas para o sector das tecnologias de informação. A certificação dos Data Centers privados, parcerias com pólos industriais, a abertura de infra-estruturas de nível T3 e a inclusão de novos projectos no portfólio na terceira cimeira da União Africana para financiamento constam entre as medidas implementadas pelo estado.
Ângelo João afirmou que, apesar dos avanços registados, o ecossistema digital nacional ainda lida com desafios que devem ser encarados como oportunidades de crescimento.
Por isso, defendeu a necessidade de ampliar parcerias público-privadas, promover troca de conhecimento e reforçar mecanismos que garantam ecossistemas mais estáveis, financeiramente sustentáveis e capazes de captar investimentos.
O Secretário de Estado apelou ainda à criação de políticas que estimulem a troca de tráfego nacional, o aumento da confiança dos utilizadores e a captação de tráfego terrestre e transfronteiriço.









