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EUA accionam mecanismo para fiscalizar investimentos bilionários no Corredor do Lobito

Jornal OPaís por Jornal OPaís
3 de Julho, 2025
Em Economia
Tempo de Leitura: 4 mins de leitura
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EUA accionam mecanismo para fiscalizar investimentos bilionários no Corredor do Lobito

O responsável da Agência para o Desenvolvimento dos Estados Unidos da América, Conor Colman, admitiu, na cidade do Lobito, em Benguela, negociações com a Lobito Atlantic Railway (LAR) para o desbloqueio de 550 milhões de dólares para o Corredor do Lobito, numa altura em que o Governo do seu país accionam mecanismo para fiscalizar investimentos bilionários à disposição. Governo angolano, no entanto, garante bom ambiente de negócio

Os Estados Unidos asseguram que, desbloqueado o f i n a nci a mento, cujas negociações decorrem, o país já tem accionado mecanismos para fiscalizar a aplicação dos 550 milhões de dólares, destinados a suportar as operações de aquisição de meios, aí incluem vagões, reforço da linha.

Tanto que as metas apontam, em função desse investimento, o aumento de frequência na movimentação de cobre da República Democrática do Congo. Os financiadores, com os EUA à cabeça, têm acentuado a necessidade de se corrigir aquilo que qualificam de determinadas insuficiências técnicas na linha férrea de 1.300 quilómetros até à fronteira com a RDC.

O responsável da Agência de Desenvolvimento dos Estados Unidos, Conor Colman, admitiu, em conferência de imprensa, na cidade do Lobito, ao lado de membros do Governo de Angola, que o pacote de financiamento abre várias oportunidades para os empresários, ao ter destacado, de forma particular, a promoção da viabilidade económica ao longo do corredor do Lobito. “Isso representa uma oportunidade tremenda para termos vários pacotes de investimento.

Pode ser no sector da energia, cultura, minerais críticos, saúde todas essas indústrias que promovem a economia e desenvolvimento rural”, apontou. Por sua vez, o responsável da Agência de Assuntos dos EUA para África, embaixador Troy Fitrell, sinaliza a existência daquilo a que chama de mudanças ao longo do corredor do Lobito, ao salientar que o seu país dispõe de mecanismos próprios para fiscalizar cada dólar que investido num projecto que eles gostariam de ver replicado em toda a África.

“Se olhar para tudo aquilo que está a acontecer ao longo do corredor do Lobito, há muito desenvolvimento, há muita mudança. E esta mudança vai continuar”, garante.

Ele refere que o seu país está a apoiar o sector empresarial privado em Benguela e considera serem coisas «maravilhosas» aquilo que têm implementado no aludido corredor de desenvolvimento. “Meus senhores, é melhor esperarem muito mais. Muitos estão a caminho”, garantiu.

De modo geral, o diplomata esclarece que os 5 mil milhões de dólares de que tanto se fala, anunciados na Cimeira Estados Unidos-África, que Luanda acolheu, foram gerados a pensar no desenvolvimento económico de Angola.

Troy Fitrell vincou, porém, que o seguimento de todo o investimento é feito por via de um sistema que visa analisar como é que os valores são gastos, na perspectiva do corredor do Lobito.

Ainda no capítulo fiscalizador de aplicação de fundos, a vice-presidente do Eximbank, identificada apenas por Markson, reforça que a sua instituição financeira, por via da qual os investimentos têm sido operados, tem visitado regularmente as instituições às quais se tem financiado, na perspectiva de acompanhar milimetricamente como é que são os valores gastos.

“Também confiamos nas empresas americanas que operam em Angola, na perspectiva de nos darem a informação real daquilo que está a acontecer com esses financiamentos em Angola”, realça.

Tarifários altos versus reclamações Nos últimos tempos, tal como tinha noticiado este jornal, tem crescido a onda de reclamações de empresas no corredor do Lobito em relação aos tarifários aplicados pela LAR na transportação de produtos via ferroviária.

Empresas como a Carrinho e produtoras de cimento têm de abrir os cordiais às bolsas e retirar milhões de kwanzas para, por exemplo, colocar produtos da cesta básica e de construção em províncias como Moxico e Moxico Leste, para citar apenas estas, por via ferroviária.

Alguns homens de negócio alegam que tal não compensa e, por isso, sugerem ao Governo uma inversão do cenário, de modo a não prejudicar os cidadãos residentes nessas regiões do país.

O secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue, afirmou que os tarifários praticados pelo Caminho de Ferro de Benguela para transporte de pequenos volumes de mercadorias não sofreram alterações, porém dá nota de que, neste particular, há factores que intervêm na própria estrutura de custo.

“Sempre que justificar essa alteração, naturalmente, ela seguirá os procedimentos normais para ser alterada. Nesta altura, o tarifário é o mesmo vigente”, garante.

Por: Constantino Eduardo, em Benguela

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