Dentre os destaques que antecedem esta semana, o aumento do gasóleo, seguido da subida da tarifa do táxi mereceu uma atenção dos analistas do Banco Angolano de Investimentos (BAI), os quais anteveem uma mudança no comportamento da inflação homóloga
Segundo o relatório de análise semanal divulgado, recentemente, pelo BAI, ao contrário de Março, onde se observou um efeito limitado da subida do preço do gasóleo, o aumento do táxi pode fornecer uma influência relevante para a actual trajectória de descida da inflação homóloga (20,74% em Maio).
Os analistas entendem que o contexto actual é relativamente diferente, dado que este ajustamento no gasóleo é acompanhado por aumento nas tarifas dos transportes, sendo que o Kwanza tem depreciado mais aceleradamente face ao euro. Paralelamente, a medida tomada pelo Governo ocorre um mês após a entrada em vigor dos ajustamentos das tarifas domésticas e comerciais da energia e água na ordem dos 30%, destacam os especialistas.
Alertam no sentido de que os meses de Agosto e Setembro são tipicamente de maior pressão para a classe da educação, dado o ajustamento anual de propinas e afins, o que poderá ser uma fonte adicional de pressão para os preços na parte final deste ano. Quanto a outros desenvolvimentos relevantes da semana, o BAI realça o anúncio da chegada da Sonda SMS ESSA ao município do Soyo (Zaire), numa medida que visa o aumento da produção de petróleo do Bloco 2/05.
Leia mais em