O presidente do Conselho de Administração da Endiama-EP, Ganga Júnior, afirmou que a empresa registou um desempenho positivo em 2025, tendo ultrapassado a meta de 15 milhões de quilates de diamantes produzidos, apesar do contexto internacional adverso marcado por constrangimentos no mercado
Segundo o PCA, a produção deverá situar-se acima dos 15 milhões e 100 mil quilates, com uma facturação estimada em cerca de 1,8 mil milhões, números que confirmam a estabilidade da actividade produtiva da empresa. “Do ponto de vista da produção, não temos problemas.
A Endiama está a trabalhar, a cumprir a sua função económica e social”, assegurou. Ganga Júnior reconheceu, no entanto, que o sector enfrenta desafios resultantes da conjuntura internacional, defendendo a neces- sidade de trabalhar melhor e de forma mais integrada para ultrapassar a crise.
Nesse sentido, destacou como prioridades o incremento da actividade geológica, a melhoria contínua dos projectos em funcionamento e o aumento da cadeia de valor, através do beneficiamento e transformação do diamante bruto.
Leia mais em









