O secretário de Estado do Turismo, Augusto Kalikemala, disse nessa terça-feira, 22, em Luanda, que, em Angola, apesar do sector do turismo ser ainda incipiente, este passou de um segmento de nicho para um segmento de grande dimensão
Segundo o responsável que falava aos jornalistas à margem da segunda conferência ministerial da ONU Turismo e da ICAO, sobre Turismo e Transporte Aéreo em África, que decorre de ontem até hoje, quarta- feira, em 2024, a economia do turismo em Angola chegou a 1,4 bilhões de dólares.
O secretário de Estado do Turismo referiu, por outro lado, que África está ainda muito longe no sector do turismo, pois representa apenas 5% da economia do turismo mundial. Mas, segundo referiu, há perspectivas de crescimento muito grande. Entende que, com o crescimento que se perspectiva, mais empregos serão criados, por ser um sector que mais facilmente gera empregos.
Por exemplo, frisou, em África, em cada 10 empregos gerados na economia, um é do sector do turismo. Com os empregos, os governos podem, segundo o responsável, dar melhor qualidade de vida às populações. Augusto Kalikemala reconheceu haver ainda muitos desafios, tanto em África, como em Angola, mas que estão a ser construídas as bases para o desenvolvimento do turismo, para mais movimentação de turistas, há uma juventude com força e vontade de trabalhar, factores que considera que podem impulsionar o desenvolvimento.
POR: José Zangui
Leia mais em