O crédito bruto destinado ao sector não financeiro ficou cifrado em 8,8 biliões de kwanzas, em Outubro do ano corrente, anotando um aumento de cerca de 569,9 mil milhões de kwanzas (6,9%), face ao mesmo período de 2024.
Os dados constam da Nota de Informação Estatística sobre o Crédito divulgada pelo Banco Nacional de Angola, onde realça que, do montante em referência, 85,4% representou o endividamento do sector privado (empresas privadas e particulares) e 14,6% o endividamento do sector público (administração pública e empresas públicas).
O endividamento do sector público não financeiro, de acordo com o mesmo documento, totalizou 1,3 biliões de kwanzas, dos quais 68,8% é referente à administração pública e 31,2% às empresas públicas, registando uma redução de 273,2 mil milhões de kwanzas comparativamente ao período homólogo.
A mesma nota dá conta de que o crédito total concedido ao abrigo do Aviso n.º 10/2024 do BNA para o fomento do Sector Real atingiu a cifra de 1,3 biliões de kwanzas, representando 72,7% do total de crédito concedido a este sector e 15,4% da carteira de crédito bruto do sistema bancário.









