Cerca de 155 mil toneladas de cobre e enxofre foram transportadas para o exterior, através do corredor do Lobito, em Benguela, em operações realizadas desde Janeiro de 2024, informou, em Luanda, o administrador executivo da empresa Lobito Atlantic Railway (LAR), Otoniel Manuel
E m declarações à imprensa, no final da 3.ª Conferência Internacional de Minas de Angola, disse ser pretensão das autoridades gestoras atingir até ao final deste ano, o transporte de 200 mil toneladas de cargas.
O responsável referiu que a empresa conta com mais de 950 trabalhadores e fez investimentos para adquirir equipamentos (porta-contentores e contentores) em infra-estruturas, manutenção e operacionalização da linha férrea, e formação de pessoal.
A Lobito Atlantic Railway (LAR) é uma empresa concessionária que opera o Corredor do Lobito, uma linha ferroviária de 1.300 km que liga o Porto do Lobito ao Luau, localidade angolana que faz fronteira com a República Democrática do Congo (RDC).
A LAR é uma joint venture de empresas privadas e tem o objectivo modernizar e operar esta importante rota de transporte para mercadorias, conectando o centro de mineração africano aos mercados internacionais.
Por sua vez, Carlos Moreira, de uma consultora mundial das áreas de mineração e logística, enalteceu a realização da 3.ª Conferência Internacional de Minas de Angola nos dias 22 e 23 deste mês.
Sobre várias ocorrências no evento, salientou o cadastro mineiro, referindo que vai dar uma dinâmica à indústria e transparência no processo, informações sobre o Corredor do Lobito e o seu impacto na exploração mineira, entre outras abordagens.









