O Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Banco de Poupança e Crédito (BPC), Cláudio Pinheiro Pinto Macedo, foi condecorado na classe da Paz e Desenvolvimento esta terça-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço, na capital angolana.
O gestor, possui uma carreira multifacetada de mais de 20 anos na banca, com passagem por bancos internacionais, e 30 anos no sector da educação em Angola, tendo sido professor em várias universidades como a Universidade Católica de Angola.
Natural da província de Malanje, o destacado profissional angolano construiu uma trajectória marcada por contribuições relevantes para a modernização e consolidação do Sistema Bancário Nacional.
Cláudio Pinheiro tem um percurso que inclui passagem por instituições de matriz portuguesa, russa e britânica, Cláudio Pinheiro destacou-se em cargos de alta direcção, preside actualmente não apenas ao BPC, onde lidera a implementação da Visão Estratégica 2024-2027, mas também à A Mundial Seguros (AMUSE).
Além disso, é membro do Conselho Económico e Social, órgão consultivo do Presidente da República, tendo sido reconduzido para um segundo mandato.
Anteriormente, exerceu funções executivas no Standard Chartered Bank Angola como Chief Operating Officer e Chief Information and Security Officer, e presidiu ao Conselho Fiscal da Sonangol Comercialização Internacional (SONACI) durante mais de uma década. A sua vasta experiência inclui ainda a presidência da Sociedade Gestora de Fundos de Pensões FENIX e funções de administração no Banco VTB África e no Banco Caixa Angola.
Uma cidadã nacional, de aproximadamente 35 anos de idade, foi detida, esta terça-feira, acusada de espancar e fraturar a perna...
Ler maisDetails