O Governo Provincial de Luanda (GPL) gastou, em 2025, mais de sete mil milhões de kwanzas para repor diversos bens públicos vandalizados, de acordo com informações avançadas a este jornal pelo director do Gabinete para o Desenvolvimento Económico Integrado, Dorivaldo Adão
Dentre os vários bens públicos destruídos, constam sarjetas, cabos eléctricos, estruturas de cabine eléctrica, bombas de combustíveis, postos de energia, entre outros. Dorivaldo Adão anunciou que a perda de mais de sete mil milhões em despesas representou uma ruptura para os cofres do Estado, por serem valores que poderiam servir para outras actividades, mas que, por conta de actos de vandalismo, tiveram que ser retirados para repor os meios roubados.
“Se o Governo continuar a gastar dinheiro para fazer as mesmas coisas, a província não vai desenvolver, e isto poderá encarecer um pouco mais o custo de vida das populações”, declarou o técnico do GPL. Para o responsável, os valores aplicados, no ano passado, poderiam ser utilizados para financiar projectos de jovens ligados ao combate à pobreza.
O director do Gabinete para o Desenvolvimento Económico Integrado afirmou que o GPL continua a aplicar determinadas medidas para contornar a situação. Resultado do trabalho de campo que o GPL tem estado a fazer, no interior das casas de pesagem, vários meios públicos têm sido recuperados.
POR: Adelino Kamongua
Leia mais em









