Angola ocupa a 118.ª posição entre 120 países no Índice de Boa Governação Chandler (CGGI) 2025, situando-se entre os piores do mundo ao lado de países como Serra Leoa e Venezuela, o que reflecte grandes desafios na eficácia e capacidade do governo.
Esta posição baixa é reflexo de vários indicadores fracos, incluindo o fortalecimento das pessoas, reputação e influência global, além de leis e políticas robustas insuficientes, onde Angola aparece em posições entre 105.º e 118.º.
Para sair dessa posição e promover uma imagem positiva, é necessário um aprofundamento e foco em várias frentes estratégicas iniciando já nas candidaturas para que as melhorias governamentais sejam visíveis a partir de 2027:
1. Boa Governança e Administração Pública: Implementação de reformas profundas como o Programa da Reforma Administrativa (PREA), que visa criar um modelo administrativo eficaz, participativo, profissional e próximo ao cidadão com foco na eficiência e transparência da gestão pública.
2. Combate à Burocracia e Facilitação dos Negócios: Fortalecer serviços como o Guiché Único de Empresas, Balcão Único do Empreendedor e o Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão, que simplificam processos legais e administrativos, apoiando o empreendedorismo e o sector privado.
3. Transparência, Responsabilidade e Meritocracia: Centralização da governança no cidadão, promovendo transparência, imparcialidade, responsabilidade e eficiência, para garantir justiça, igualdade de oportunidades, meritocracia e participação social efetiva na administração pública. 
4. Fortalecimento de Leis e Políticas Robustas: Desenvolver e aplicar políticas legais que garantam segurança jurídica, combate eficaz à corrupção e políticas inclusivas que favoreçam o desenvolvimento humano e oportunidade econômica. 
5. Investimento em Capital Humano e Tecnologia: Capacitação dos recursos humanos no serviço público, com programas de formação, motivação e carreiras claras, aliados ao uso de tecnologias para melhorar a eficiência e celeridade das decisões governamentais.
 
			 
					




 
							



