Após 70 anos de produção de petróleo bruto na sua concessão marítima, a província de Cabinda iniciou agora a refinação dos seus primeiros barris com a inauguração da primeira unidade para o efeito
É um feito histórico, um motivo de legítimo orgulho que marca o início de uma nova etapa pa para Angola quando, ontem, às 10 horas e 55 minutos, o Presidente da República, João Lourenço, acompanhado da Primeira- Dama, Ana Dias Lourenço, membros do Executivo e demais convidados, descerrou a placa e cortou a fita, dando início oficial da entrada em funcionamento da primeira fase do projecto da Refinaria de Cabinda, que vai processar diariamente 30 mil barris de petróleo.
Depois de inaugurar o projecto, o Presidente João Lourenço e os membros da delegação visitaram demoradamente as áreas que compõem a Refinaria de Cabinda.
A Refinaria de Cabinda, ora inaugurada, é a primeira unidade de refinação de petróleo construída de raiz após a independência no país. A refinaria é um investimento privado da Gemcorp em parceria com a Sonangol, sem qualquer tipo de garantia soberana.
POR: Alberto Coelho, em Cabinda