A classe de “bebidas alcoólicas e tabaco ”foi a que registou o maior aumento de preços no mês de Abril, com uma variação de 1,94%, quando comparado ao período homólogo, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE)
No Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPC), disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estatística, destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes “vestuário e calçado” com 1,80%, hotéis, cafés e restaurantes, com 1,65%, e saúde com 1,56%.
Olhando para as contribuições, por classes de despesa, o INE refere que a classe “alimentação e bebidas não alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços com 0,87 pontos percentuais durante o mês de Abril, seguida das classes: “bens e serviços diversos” com 0,11 pontos percentuais, “vestuário e calçado” e “saúde” com 0,07 pontos percentuais cada, e “mobiliário, equipamento doméstico e manutenção” com 0,06 pontos percentuais.
As restantes classes, segundo o documento, tiveram contribuições inferiores a 0,06 pontos percentuais. O nível geral do Índice de Preços no Consumidor da província de Luanda registou uma variação de 1,10% de Março a Abril de 2025.
POR: José Zangui
Leia mais em