Actualmente, o Banco mundial (BM) tem em Angola uma carteira de 16 projectos, tendo já disponibilizado o valor global de 4,3 mil milhões de dólares, para projectos nos sectores da educação, saúde, infra-estruturas, energia, água, desenvolvimento humano e as relações entre os dois parceiros estão mais intensas, segundo considerou o economista sénior do Bm, Nelson Eduardo
Actualmente, o Banco Mundial ( BM) tem em Angola uma carteira de 16 projectos, tendo já disponibilizado o valor global de 4,3 mil milhões de dólares, para projectos nos sectores da educação, saúde, infra-estruturas, energia, água e desenvolvimento humano, estando em preparação outros projectos para as áreas da saúde, energia e apoio ao Orçamento Geral de Estado para o ano de 2026.
Estes dados, foram avançados na sexta-feira, 26, durante a iniciativa “matabicho com jornalistas, da qual este jornal fez parte. De acordo ainda com Nelson Eduardo, a instituição que representa vai apoiar com 750 milhões de dólares, no Orçamento Geral do Estado, 2026.
Para o efeito estão previstas duas operações. Relactivamente às relações entre Angola e Banco Mundial disse estarem mais intensa e que Angola implementou muitas reformas, cujos impactos positivos são já visíveis, apesar do contexto externo desafiante que o país tem enfrentado, realçando que a covid-19 impactou negativamente algumas reformas implementadas pelo país.