O antigo PCA da maior empresa do sector petrolífero no país, Carlos Saturnino, foi hoje condecorado com a Medalha na Categoria Paz e Desenvolvimento, pelo Presidente da República, João Lourenço, por ocasião dos 50 anos de Independência Nacional, pelo seu percurso exemplar na liderança de empresas estratégicas e concepção de projectos estruturantes do sector em Angola.
licenciado em Ciências Económicas em França, na Université Paris XIII (Paris NORD), tendo concluído, a seguir, uma Pós-graduação em Estratégia Industrial e Financeira Internacional, durante o seu longo e respeitado trajecto profissional de quase 40 anos, Carlos Saturnino desempenhou funções de relevo na Sonangol, como director do gabinete do Plano, director de Planeamento Estratégico e Novos Negócios, director de Negociações, e presidente do Conselho de Administração do Grupo Sonangol.
Considerado no sector petrolífero como um dos mentores das grandes parcerias estratégicas, Carlos Saturnino é reconhecido pelos record mundial alcançado em 2005/06 e 2010/2011, de 4 mil milhões USD e de 3 mil milhões USD respectivamente, atraídos como Bónus de Assinatura e Contribuições para projectos sociais nos processos de licitação de Blocos Petrolíferos em offshore.
Em declarações, no final da cerimónia, Carlos Saturnino manifestou regozijo pela homenagem, frisando o trabalho de equipa em prol da evolução dos hidrocarbonetos no país.
“É, para mim, um reconhecimento que ultrapassa a dimensão individual. Representa o esforço de muitos profissionais, técnicos e quadros que, ao longo destes 50 anos, ajudaram a construir um sector energético robusto, ao serviço da soberania nacional e do desenvolvimento do país. Angola tem recursos valiosos, mas o mais importante continua a ser o talento e a dedicação do seu povo.” afirmou.
Outras condecorações
Ainda no âmbito do reconhecimento daqueles que deram o seu contributo em diversos sectores para o desenvolvimento do país, dentre os quais gestores, académicos, profissionais de saúde, educação, cultura e defesa nacional, o Presidente da República, João Lourenço, também condecorou, na tarde desta sexta-feira, 18, em cerimónia solene a decorrer numa das unidades hoteleiras da cidade de Luanda, os gestores Amândio Vaz Velho, Elias Piedoso Chimuco, Armando Manuel (Fundo Soberano) e Syanga Kivuila Samuel Abílio.
A cerimónia de condecoração insere-se num conjunto de homenagens promovidas pelo Estado angolano para assinalar os 50 anos de Independência, distinguindo cidadãos cuja dedicação, mérito e integridade contribuíram para a construção e afirmação da República de Angola.