O país conta apenas com 6 mil contabilistas para atender 160 mil empresas cadastradas na AGT. O défice é maior fora da província de Luanda. De acordo com o membro fundador da Ordem dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola (OCPCA), Lopes Paulo, baseando-se em dados da instituição, Angola conta com perto de 6 mil profissionais, entre contabilistas e peritos montanísticos, registados em todo o país, número que não atende à demanda
A Ordem dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola (OCPCA) tem ainda cadastrados na sua base de dados sete mil estagiários. Mas ainda assim, segundo cálculos da própria Ordem, cerca de 70 mil empresas com registo na AGT não têm contabilistas, facto que permite a fuga ao fisco.
Por essa razão, o Ministério das Finanças, através da Administração Geral Tributária (AGT), vai obrigar todas as empresas legais a contratar contabilistas ou escritório de contabilistas.
De acordo com o Ministério das Finanças, o objectivo é combater a fuga ao fisco e o cumprimento das contribuições fiscais de forma justa.
POR: Rita Fernando e José Zangui
Leia mais em