O Governo de Angola e o Banco Mundial (BM) pretendem criar, nos próximos tempos, um mecanismo de monitorização para melhorar o acompanhamento e garantir um desembolso financeiro célere aos projectos aprovados por esta instituição financeira
A informação foi avançada pelo secretário de Estado para o Planeamento, Luís Epalanga, no quadro da sessão de Reuniões Anuais de Bretton Woods, que decorre de 21 a 26 deste mês, em Washington (EUA).
O secretário de Estado disse que a iniciativa visa a aceleração dos instrumentos de desembolso para uma execução eficiente da carteira de projectos do BM. Adiantou que a carteira de desembolso está avaliada em 10%, resultante de 19 projectos avaliados em quatro mil milhões de dólares.
Luís Epalanga destacou o Programa de Fortalecimento da Protecção Social como um dos projectos que aguardam por financiamento. Questionado sobre o impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos da América, o secretário de Estado disse que o assunto foi analisado na referida reunião, e que Angola está atenta a este desafio, considerando que a mesma poderá criar outras oportunidades.
Leia mais em