O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, afirmou, nesta Quinta-feira, na Cidade do Cabo, África do Sul, que Angola alcançou “praticamente todos os objectivos traçados” para a sua participação na Mining Indaba 2026. O governante, que fazia à imprensa o balanço da participação de Angola na Conferência Internacional Sobre Mineração em África, Mining Indaba2026, um dos maiores eventos mundiais do sector mineiro, destacou os avanços nas negociações para exploração de cobre, ouro e minerais críticos, além do fortalecimento da cooperação internacional.
Entre os principais avanços para a captação de investimento estrangeiro para o desenvolvimento de minerais críticos e estratégicos, ressaltou os encontros com a empresa Barrick, para projectos ligados ao ouro, e com a BHP, uma das maiores mineradoras do mundo no âmbito do cobre.
“Já acertamos próximos passos, tanto com a BHP, quanto com a Barrick”, afirmou, acrescentando que também foram mantidas conversações com várias outras empresas internacionais. Segundo o governante, a delegação angolana concentrou esforços na atracção de empresas interessadas na exploração de minerais como cobre e ouro, além da promoção de licenças já concedidas a empresas nacionais que enfrentam dificuldades na implementação dos projectos.
Leia mais em









