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Águas filtrada e purificada rendem milhões com o dobro nas vendas influenciadas pelo surto de cólera

Fábricas, distribuidoras e armazéns registam, nas últimas semanas, aumento nas vendas de água filtrada e purificada. O número de clientes e as receitas mensais chegam a dobrar, nalguns casos, ultrapassando os cinco milhões de kwanzas nos pontos de distribuição. A cólera é apontada pelos homens do negócio como sendo a base desta variação, comparativamente ao período antes do surto. Engenheira química pede à população que verifique se o produto possui certificações emitidas por órgãos reguladores

Jornal Opais por Jornal Opais
7 de Fevereiro, 2025
Em Destaque, Economia
Tempo de Leitura: 1 mins de leitura
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Águas filtrada e purificada rendem milhões com o dobro nas vendas  influenciadas pelo surto de cólera

As águas filtradas & purificadas eram até muito tempo mais procuradas por empresas e instituições, sendo que em algumas famílias o número era residual. A maioria consumia a água das torneiras e dos  tanques.

Actualmente, a realidade tende a inverter-se, as famílias estão a “fugir” da água dos tanques, relegando-a apenas para lavar, cozinhar, tomar banho e outras atividades domésticas, optando, agora, pelas águas filtradas & purificadas para se cuidarem de doenças, como a cólera que está em voga, sobretudo em Luanda.

A procura é frenética, há clientes que adquirem grandes quantidades, tal é o exemplo de Mário Patoni, que compra 120 garrafas de 5 litros por mês, para o consumo de um agregado de oito pessoas.

Outro consumidor é Edgar Custódio, este disse à nossa reportagem que antes da cólera variava no consumo de água, entre a filtrada e de tratamento caseiro, com a lixívia.

Neste momento, concluiu ser mais benéfico e mais econômico (ver preços), embora considere ser um negócio que está dando dinheiro, apela à fiscalização para o bem da saúde Pública.

Os pontos de distribuição estão em quase todos os bairros de Luanda, curiosamente, com exceção do bairro Paraíso, o epicentro da cólera, segundo constatou a nossa reportagem.

Nas ruas, é visível homens, mulheres e crianças com os bidons de cor azul, das diversas marcas de água.

POR: José Zangui

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