A Administração Geral Tributária (AGT) já disponibilizou os softwares certificados para emissão de Factura Electrónica, um passo importante no processo de modernização fiscal que entrou em vigor em Outubro. A partir de Janeiro de 2026, a utilização da Factura Electrónica será obrigatória para os fornecedores do Estado e Grandes Contribuintes, garantindo maior transpa- rência, segurança e eficiência para empresas e contribuintes.
Segundo a AGT, este é o momento ideal para as empresas se prepararem, actualizarem os seus sistemas e assegurarem a conformidade com a nova regulamentação. A facturação electrónica é um sistema digital de emissão, recepção e arquivo de facturas. Cada factura é gerada num formato estruturado e assinada electronicamente, permitindo a leitura e validação automática pela AGT.
O objectivo não é apenas actualizar sistemas, mas transformar a forma como as empresas emitem, recebem e validam facturas, promovendo uma relação mais directa, segura e transparente entre contribuintes e a administração fiscal. A facturação electrónica será obrigatória em Angola para grandes contribuintes, alargando-se em 2027 a todas as empresas. Para cumprir com a obrigatoriedade, as empresas vão precisar de um software de faturação certificado pela AGT.









