A Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiental (ADRA), mobilizou, ao longo do ano em “fim de vida”, um milhão, 958 mil e 454 dólares norte-americanos, superando a previsão inicial de um milhão, 625 mil e 800 dólares, para a implementação de 12 projectos comunitários, que beneficiaram 18 mil e 381 pessoas nas províncias da Huíla e Namibe.
A informação foi avançada recentemente pela directora da instituição a nível daquelas regiões, Anastácia Tchilete, afirmando que, até 30 de outubro de 2025, foram executados um milhão, 512 e 134 dólares.
Avançou que essas intervenções foram implementadas através de 86 cooperativas, 54 associações, 32 grupos informais e seis núcleos comunitários, com maior enfoque na agricultura familiar, segurança alimentar, pecuária, ambiente, acesso à água, saúde comunitária, educação de adultos e fortalecimento do poder local.
Os projectos alcançaram as comunidades rurais e periurbanas em situação de vulnerabilidade, nos municípios dos Gambos, Chibia, Humpata, Capunda Cavilongo, Palanca, Cacula, Viti-Vivali, Tchituto, Caluquembe e Lubango, na província da Huíla e nos municípios da Bibala, Sacomar, Moçâmedes e Tômbwa, no Namibe.
Para a execução dos aludidos projectos, a instituição conta com apoio financeiro de parceiros como a União Europeia, UNICEF, PNUD, FRESAN Camões e o Fundo de Apoio Social, entre outros.
Alguns cidadãos do Namibe e Huíla que pretendem passar a quadra festiva longe dessas províncias lamentam a falta de transporte...
Ler maisDetails









