Com cerca de 50% do financiamento já em execução, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) tem um total de 60 milhões de dólares para investir, no país, ainda este ano, em vários sectores
Ao jornal OPAÍS, o representante adjunto do PNUD em Angola, Gabriel Dava, assegurou que estão em curso vários programas nas áreas da saúde, ambiente, energia, no sector de promoção, desenvolvimento económico e ainda novos projectos em carteira, que preferiu não adiantar.
Gabriel Dava afirmou que o sector da saúde é o que absorve a maior parte do financiamento, por via do Fundo Global, onde se financiam intervenções para o combate ao HIV, malária e tuberculose, e também na área de vacinação e compra de outros medicamentos essenciais para área da saúde. “Este ano temos um plafond financeiro de 60 milhões de dólares, que foram planificados para implementar este ano e estamos, neste momento, próximos de 50% do grau de implementação”, avançou.
O PNUD investe também no ambiente e apoia projectos relacionados com a biodiversidade, especificamente na gestão dos parques nacionais. O acesso à energia sustentável a nível comunitário, através da instalação de painéis solares, que servem para a iluminação das residências, são algumas das áreas onde o financiamento é investido, segundo o representante adjunto.
POR: Rita Fernando
Leia mais em