O Governo Provincial do Cubango lançou, nesta sexta-feira, a 1ª edição do Prémio Provincial de Jornalismo do Cubango (PREPJOC) para reconhecer o mérito e o trabalho dos profissionais da comunicação social na província.
O prémio, que inclui as categorias de Rádio, Televisão, Imprensa, Fotojornalismo e, como inovação, a premiação em Línguas Nacionais, foi apresentado em uma conferência de imprensa pela directora do gabinete de comunicação social, Linda Salangui Domingos.
O concurso está aberto a todos os jornalistas angolanos, tanto de órgãos públicos quanto privados, que residem e trabalham no Cubango.
Os candidatos podem submeter uma única peça jornalística, publicada entre dezembro de 2024 e 5 de outubro de 2025. As candidaturas devem ser entregues, em formato físico ou digital, à comissão organizadora até 6 de outubro.
Além das categorias tradicionais, esta edição inaugural contará com um prémio de Carreira, para um profissional com uma trajectória notável no jornalismo, e um prémio Revelação, para quem se destaca na actividade.
O júri, presidido por Luís Garrido, que participou da conferência via videochamada, garantiu que o processo de avaliação será conduzido com rigor, transparência e imparcialidade.
A gala de premiação está agendada para 18 de outubro e será um dos eventos que marcam as celebrações do 50º aniversário da Independência de Angola, além dos aniversários da Rádio Nacional de Angola, da Televisão Pública de Angola e das festas da cidade de Menongue.
POR: Onésimo Lufuankenda