O comandante da 3ª unidade da Polícia de Guarda Fronteiras na província do Zaire, subcomissário Agostinho Muanzunga, anunciou que durante as operações realizadas nos últimos dias a nível das áreas limítrofes com a República Democrática do Congo, foram apreendidos seis milhões e 504 mil kwanzas, que tinham como presumível destino aquele país vizinho do norte de Angola.
Os valores em moeda nacional, segundo o porta-voz, que falava à imprensa no acto de apresentação dos resultados das acções desencadeadas pelas forças nos perímetros fronteiriços da Lunda Norte, foram encontrados camuflados num embrulho de mercadorias, pertencentes a dois cidadãos da RDC.
O crime de transgressão cambial é a prática de operações de câmbio ilegais ou não autorizadas, como o não cumprimento das regras e regulamentos estabelecidos pela legislação cambial do país.
Em Angola, por exemplo, a Lei Cambial pune o exercício do comércio de câmbios fora das instituições financeiras autorizadas e a realização de outras operações em desconformidade com a lei, com multas que podem variar de 1200 a 240.000 UCF (Unidades de Contagem de Referência), dependendo da infração.
Um cidadão nacional, de 37 anos de idade, foi detido neste fim-de-semana pelos agentes do Serviço de Investigação Criminal na Lunda Norte, suspeito do crime de tráfico de...
Ler maisDetails