O estabelecimento prisional do Kivanda, no município do Soyo, província do Zaire, beneficiou este fim-de-semana, de um lote de material hospitalar diversificado, num gesto solidário da Mejac Limitada, empresa de direito angolano, com forte actuação nos ramos da saúde e prestação de serviço.
O centro que nunca funcionou adequadamente, desde a sua abertura, por falta de recursos, verá doravante minimiza as dificuldades que vinha enfrentando ultimamente.
Do leque de material e meios doados pela Mejac, destaca-se, um Microscopio Olympus CX21, estufas de Esterilização, Esfigmomanómetros Manuais e Digitais, Glicosimétricos, camas hospitalares, termómetros diversos, caixas de fitas de Glicemia com as respectivas lancetas, testes rápido de Urina II e de Malaria.
O lote inclui ainda balanças manuais e digitais, seringas diversas, vários medicamentos essenciais, tais como, Neurobion Comprimidos, Vitamina C em Comprimidos, Amoxicilina 500mg Cápsulas e Metronidanzol 250mg.
Constam também desta oferta, comprimidos, Ketazol em pomada, Coarten 80/480 Comprimidos, Paracetamol Comprimidos, Mebendanzol comprimidos, Bromexina-xaropes, Albendazol 400mg e tantos outros.
A iniciativa, inserida na jornada comemorativa do 20º aniversário da referida empresa, é extensiva a outras instituições e aldeias da província, no âmbito do seu programa de acção social.
O director geral da instituição, José Nkay, afirmou aOPAÍS, que a escolha estratégica do referido estabelecimento prisional, deve-se à constatação de que a sua área de saúde nunca funcionou adequadamente por falta de recursos desde a sua abertura.
Referiu que além desta acção principal, estão ainda programadas actividades de apoio a aldeias adjacentes aos municípios do Soyo, Mbanza Kongo, N’zeto e Tomboco, pese embora as limitações financeiras impeçam uma cobertura total da província.
“A eleição do estabelecimento prisional do Kivanda deveu-se ao facto de termos percebido que o espaço prisional, reservado para cuidados de saúde nunca tinha funcionado por falta de meios”, disse.
O responsável destacou o foco da Mejac em responsabilidade social, especificamente no sector da saúde prisional, detalhando a sua expansão operacional em cinco províncias de Angola, abrangendo serviços desde assistência médica até segurança e logística petrolífera.
Recorde-se que no quadro jornada comemorativa dos seus 20 anos de existência, a direcção geral da Mejac, outorgará nos próximos dias, Certificados de Honra e de Mérito, aos funcionários da instituição que mais se destacaram neste período.









