O arcebispo-emérito do Lubango, Dom Zacarias Kamwenho, instou, no Complexo Escolar Mártires do Uganda, em Luanda, os jovens a pautarem por uma maior valorização da educação.
O dirigente fez estas declarações no âmbito da comemoração dos 24 anos de existência daquela instituição de ensino.
Na ocasião, referiu que o verdadeiro patriotismo nasce do amor genuíno pela pátria e pelo próximo, incentivando os jovens a serem verdadeiros agentes de transformação social, onde destacou a importância do patriotismo, do amor ao próximo e da responsabilidade social.
Apelou aos presentes a necessidade de cultivar valores como a esperança, a solidariedade e a fé, devendo para o efeito nortear as acções diárias de cada jovem.
Além disso, incentivou os estudantes a serem protagonistas de suas vidas, enfrentando os desafios com coragem, determinação e amor ao próximo, promovendo a paz e a justiça social, despertando a consciência cívica de que a mudança começa dentro de cada um.
A palestra contou com as presenças do fundador da instituição, Hendrick Vaal Neto, da directora municipal da Educação do Talatona e do primeiro presidente do Directório Central dos Estudantes, Pinto Matamba.
POR: Onésimo Lufuankenda